O futuro é sempre difícil de prever. Mas, rastreando as tendências atuais do uso de energia, da indústria de energia solar e da pesquisa científica para os próximos anos, é possível apontar algumas previsões acerca do que o futuro reserva para a energia solar no Brasil.
O primeiro elemento a ser considerado para um vislumbre desse panorama é que, em junho deste ano, o Brasil atingiu a marca de 300 mil unidades consumidoras de energia solar.
Os dados foram divulgados recentemente pela Associação Brasileira de Energia Solar Fotovoltaica (Absolar).
Outra conquista é que em 2020 o Brasil entrou para o grupo dos 20 países líderes em energia solar, ocupando a 16ª posição, o que mostra que o país vem avançando consideravelmente nos últimos anos, mas ainda há muito mais espaço para esse mercado crescer.
Confira a seguir alguns previsões e tendências sobre o que podemos esperar para a energia solar no Brasil.
Custos mais baixos
Espera-se que o custo geral da energia solar no Brasil esteja cerca de 50% mais barata até 2030. Isso porque há uma redução contínua dos preços dos painéis solares, além das inovações tecnológicas que tornam esses produtos cada vez mais eficientes.
Aumento de energia fotovoltaica
Pesquisas em andamento sobre a possibilidade de células solares multicorrentes já prometem aumentar a largura de banda da luz utilizável que os painéis solares transformam em eletricidade. Apenas colocando diferentes substâncias em camadas umas sobre as outras, a célula de multijunção é capaz de coletar muito mais o espectro de luz visível, ao contrário de apenas alguns comprimentos de onda, como é o caso atualmente.
Veículos elétricos movidos a energia solar
A partir de 2022, apenas carros elétricos poderão entrar no arquipélago de Fernando de Noronha, segundo uma lei sancionada pelo Governo de Pernambuco. E isso tende a se tornar algo cada vez mais frequente à medida que aumenta a viabilidade da energia solar como a principal fonte de energia que move esses veículos.
Além do mais, a produção de carros elétricos já está crescendo rapidamente e estamos diante de um futuro em que a dinâmica do mercado mudará para pavimentar o caminho para esses veículos.
Maior aceitação pública
Mesmo que os governos continuem a mostrar sinais de apoio genuíno à energia solar no Brasil, o sucesso final está nas mãos dos cidadãos. E a população brasileira vem demonstrando enorme apoio à energia solar, usando-a em residências e instituições, votando em políticas de apoio à energia alternativa e apoiando instituições de pesquisa com foco em fontes de energia renováveis.
Uma pesquisa do Ibope Inteligência feita em 2020 apontou que nove em cada dez brasileiros gostariam de produzir a sua própria eletricidade renovável, por meio de sistemas solares fotovoltaicos e outras tecnologias, enquanto 84% dos consumidores consideram a tarifa cobrada na conta de luz cara ou muito cara.
Panorama atual de energia solar no Brasil
O século 21 viu a energia solar crescer rapidamente no Brasil, tendência que continua nos dias atuais. Confira a seguir alguns exemplos recentes:
- Na cidade de Sorriso, no Mato Grosso, a Câmara Municipal ingressou com uma indicação para que o município faça um estudo de viabilidade para a implantação de energia solar para atender as demandas energéticas da rede municipal de ensino.
- Já em Pinheiro, no Maranhão, a cidade foi presenteada com uma árvore fotovoltaica, que foi instalada em meio a uma praça pública para que a população possa recarregar seus eletrônicos. Esta é a segunda árvore de energia solar disponibilizada no Maranhão, há outra na capital, São Luís.
- O Ceará, estado que se consolida como o maior produtor de energia solar fotovoltaica da Região Nordeste, atingiu a marca histórica de 100 megawatts e 7.188 sistemas de geração de energia solar fotovoltaica no mês de julho, o que pode ser explicado em grande parte pelo interesse dos cearenses por economia no uso de energia elétrica, associado ao vasto potencial energético solar disponível existente no estado.
Há exemplos como esses por todo o Brasil, que podem ser confirmados com as estatísticas recentes. Segundo dados da Absolar, desde 2018, a quantidade de MegaWatts de energia solar instalada no Brasil passou de 588,7 MW para 3 mil MW (ou 3 GW), o que representa uma variação de 410%. Atualmente já temos 255 mil sistemas instalados em território nacional, principalmente em residências (72,4%).
Conclusão
O futuro da energia solar no Brasil é de fato uma jornada de possibilidades empolgantes, algumas das quais podem estar a vários anos de distância. No entanto, os desenvolvimentos recentes e as tendências atuais demonstraram que a energia solar se encaminha para um futuro onde será muito mais acessível e de extrema qualidade.
Os dados demonstram que a energia solar fotovaltaica é um ótimo investimento, principalmente pelas condições naturais do nosso país, como a elevada incidência de luz solar, mas também por alguns incentivos do governo. Se você pretende apostar nesse tipo de energia, entre em contato. Podemos te ajudar!