A energia solar é um investimento bastante vantajoso, principalmente a médio e longo prazo, sendo bastante utilizada em residências e no setor industrial. Mas, além desses setores, essa forma de geração de energia também traz uma série de vantagens para o meio agrícola.
Nesse setor, a necessidade de consumo de energia é relativamente alta, o que leva a contas com valores elevados, isso sem contar o fato de que algumas localidades não possuem infraestrutura completa para energia elétrica devido à sua distância dos grandes centros.
Esses são os dois principais fatores que levaram a um aumento de 120% na ocorrência da instalação de placas solares no campo, e a tendência é que isso continue crescendo cada vez mais.
O que é a energia solar?
Energia solar é uma tecnologia que se utiliza da luz solar e a converte em energia elétrica para abastecer residências e outros estabelecimentos. É uma modalidade de energia sustentável e limpa.
A luz é captada por meio de painéis fotovoltaicos, que possuem um sistema capaz de converter essa luz em energia elétrica para ser usada em residências ou para fins comerciais. Quanto maior for a incidência da radiação, melhor será a eficiência da conversão.
E, mesmo seus custos de aquisição e instalação sendo relativamente altos, o custo-benefício compensa, uma vez que a economia na conta de energia pode chegar a mais de 80%. Além disso, inovações na área estão barateando a tecnologia a cada ano.
Energia solar no meio agrícola
Nas zonas rurais, a energia solar também pode ser utilizada pelos produtores rurais, e muitos deles estão optando por aderir a essa tecnologia.
O consumo energético do agronegócio é consideravelmente alto: são aparelhos para o bombeamento de água e irrigação das plantações, frigoríficos para o armazenamento, aparelhos de ordenha, iluminação, cercas elétricas, entre outros. E além de atender todas essas demandas, a energia solar também pode fornecer eletricidade para as residências da propriedade.
Vantagens do uso de energia solar no campo
Um alto consumo de energia elétrica tem como consequência um elevado custo nas contas ao final do mês, sem contar o fato de que as tarifas de energia também tendem a ser altas e a aumentar periodicamente. O que leva então à uma busca por maneiras de diminuir esses custos e otimizar o fornecimento e uso da energia.
A energia solar, então, além de promover uma diminuição da conta que pode chegar a até 95% dos valores, é uma fonte de energia limpa e inesgotável, o que ajuda na preservação do meio ambiente e passa uma maior segurança e autonomia para o produtor. E devido às características do campo, a incidência solar é alta, o que leva a uma maior eficiência na produção energética, gerando ainda mais economia ao produtor.
E a sua aplicação no campo é extremamente ampla, além de fornecer energia elétrica para o dia a dia da produção, também pode ser utilizada em aquecedores de água e no processo de dessalinização, por exemplo.
O interessante é que o setor também recebe uma série de investimentos e incentivos. Existem alguns Programas de Financiamento, particulares ou não, voltados ao produtor rural que permitem a aquisição de equipamentos e instalação de painéis solares.
Apesar dos custos, o retorno financeiro pode ser de mais de 10% na valorização do seu imóvel, além do retorno rápido quando consideramos a diminuição do valor pago mensalmente na conta de luz, um dos maiores gastos dos produtores. Outro ponto é que a vida útil de um sistema fotovoltaico é de mais de 20 anos, e a necessidade de manutenção é baixa.
Como funciona a instalação de um sistema de energia solar no meio agrícola?
O ideal é que isso seja feito diretamente com uma empresa especializada em painéis fotovoltaicos para a zona rural, uma vez que é necessário calcular todo o consumo local, avaliar a incidência solar e escolher o melhor lugar para a instalação de placas, que serão em muito mais quantidade do que as utilizadas em uma residência.
Além disso, para garantir uma produção energética eficaz, é recomendado que seja realizada uma vistoria nos painéis para verificar se há sujeitos ou algo que esteja atrapalhando o seu pleno funcionamento. Essa vistoria é simples, mas é indicado que seja feita por pessoal especializado para não ter risco de danificar as placas.
Caso tenha dúvidas sobre o uso da energia solar no meio agrícola ou em outros setores, entre em contato! Estamos à disposição.