Capacidade de produção de energia solar no Brasil

Segundo a Associação Brasileira de Energia Solar Fotovoltaica, a Potência Instalada Fotovoltaica no Brasil já acumula mais de 4.400 MW, representando pouco mais de 1% da geração de energia elétrica do país. Assim, a energia solar fotovoltaica se coloca como um excelente investimento, tanto por seus benefícios ligados à economia quanto por conta da sua versatilidade, mas principalmente por ser uma energia limpa, sendo a sustentabilidade uma questão urgente do nosso tempo.

No aspecto financeiro, a médio e longo prazo, o uso da energia solar fotovoltaica pode trazer uma série de vantagens, como por exemplo uma economia de até 95% na conta de energia, além da economia oriunda da baixa manutenção e do elevado tempo de vida útil.

Como funciona a energia solar fotovoltaica?

Obtida a partir do sol, a energia solar fotovoltaica é bastante versátil, podendo ser usada para diversas finalidades, como em casas ou estabelecimentos comerciais, fazendas, entre outros espaços.

A energia é obtida por meio dos chamados painéis fotovoltaicos, que funcionam a partir da incidência direta da luz solar. Por meio da movimentação dos elétrons presentes no material, a luz solar é captada por um campo elétrico e convertida em energia. Essa produção dependerá de alguns fatores como potência do painel, inclinação, temperatura e localidade geográfica. Por isso, é preciso contar com uma equipe de profissionais especializados para fazer a análise do local e dos materiais.

Maiores produtores de energia solar do mundo

Apesar de não liderar o ranking dos maiores produtores de energia solar do mundo, o Brasil vem se destacando em relação aos avanços na utilização de geração de energia solar fotovoltaica. Acredita-se que até 2030 estaremos entre os 05 maiores líderes de energia solar do mundo.

Atualmente, segundo dados disponibilizados pela Agência Internacional de Energias Renováveis (IRENA), resultado de um levantamento realizado pela Associação Brasileira de Energia Solar Fotovoltaica (Absolar), o Brasil ocupa a 16ª posição, avançando cinco posições entre 2018 e 2019 e alcançando 4,53 GW de capacidade instalada.

Esse ranking é liderado pela China, seguida pelo Japão, Estados Unidos e Alemanha.

Qual a capacidade produtiva de energia solar no Brasil?

De acordo com a ANEEL – Agência Nacional de Energia Elétrica, estima-se que até o final de 2020 o Brasil alcance uma potência de aproximadamente 8,5 GW, constituindo ao ano R$ 16,4 bilhões de novos investimentos e mais de 250 mil novos empregos.

No ano de 2019 a instalação de painéis solares praticamente triplicou, batendo o record de 95,3 mil instalações. Isso porque o Brasil é uma ótima alternativa para o investimento nesse tipo de energia. O principal motivo está relacionado à alta incidência de luz solar em grande parte do território nacional, durante vários meses do ano, o que não acontece em outros países, como os do continente europeu, por exemplo.

A capacidade produtiva do Brasil atualmente é de 2,4 GW, enquanto na Alemanha e no Japão, gira em torno de 45GW e 56GW, respectivamente, o que demonstra que ainda há muito espaço para crescimento, tornando-se uma excelente opção para se investir.

Caso tenha dúvidas ou precise de mais informações para começar a investir na energia solar fotovoltaica, entre em contato!

 

ESTÁ GOSTANDO DO CONTEÚDO? COMPARTILHE!

Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp

FALE CONOSCO E SOLICITE UM ORÇAMENTO.

PRODUZA SUA PRÓPRIA ENERGIA E REDUZA SUA CONTA DE LUZ EM ATÉ 95%

Olá! Preencha os campos abaixo para iniciar a conversa no WhatsApp

Mais gente em casa significa maior consumo de energia!

Receba GRATUITAMENTE uma estimativa personalizada da sua economia com energia solar

Envie uma foto da sua conta de energia no botão abaixo